Combater a macro criminalidade eh PRIORIDADE na justiça penal. Criminalidade dos ricos eh a pior de todas

O Procurador Geral do MP, nos EUA, Ramsey Clark, liderou o MP no governo de Lyndon Johnson, de 67 a 69 (tempo em que foi o chefe do MP, nos EUA). Ramsey escreveu nos anos 1960: “A aglomeração de milhões de pessoas pobres, com as suas desvantagens cumulativas nos guetos urbanos das nossas sociedades ricas. . ., não só oferece a oportunidade fácil para actos criminosos – como causa o crime”. De fato, a miséria causa crimes. 

Um dos líderes da criminologia nos EUA, Edwin Sutherland, escreveu obras como: “Twenty Thousand Homeless Men (1936), The Professional Thief (1937), a terceira edição de Principles of Criminology (1939), e a primeira edição de White Collar Crime (1949). Sutherland foi eleito presidente da Sociedade Sociológica Americana em 1939 e da Associação de Pesquisa Sociológica em 1940.

O livro “White collar crime” (“Crime do colarinho branco”), de Sutherland, mostra que a justiça penal deve DAR PRIORIDADE AO COMBATE AO CRIME DO COLARINHO BRANCO, DAR PRIORIDADE CONTRA A MACRO CRIMINALIDADE. 

A expressão “crime do colarinho branco” tornou-se parte do vocabulário inglês pela primeira vez quando Edwin Sutherland, em 1939, no discurso intitulado The White colar criminal, proferido à Sociedade Americana de Sociologia, desprezou as teorias tradicionais da então criminologia que culpavam a pobreza, famílias má estruturadas e distúrbios de personalidade, mostrando que os piores criminosos se encontravam longe da pobreza.

Após dez anos de pesquisa, Sutherland publicou o livro White Collar Crime (1949), que documentou os crimes perpetrados pelas 70 maiores empresas privadas americanas e de mais 15 companhias de utilidade pública, o que fez com que a editora se recusasse a publicar o nome de tais empresas temendo processos, nomes que só seriam divulgados 34 anos depois numa edição sem cortes. Enfim, os crimes do grande capital privado, que são os piores crimes. 

ENTÃO, mesmo o melhor da literatura norte-americana, onde também existe pensamento de esquerda (frise-se), defende que o correto é dar prioridade no combate à macro-criminalidade. E inocentar ou diminuir drasticamente as penas dos mais pobres.