Pontos sobre o trabalho humano e a natureza

O trabalho (todo o trabalho, político, econômico, cultural, artístico, religioso etc) é a ação humana sobre a natureza, informando-a com novas formas, novas idéias.

Marx e Leão XIII e toda a tradição filosófica e religiosa ensinam que a produção econômica é filha do Trabalho e da natureza, do trabalho sobre a natureza, da natureza transformada pelo trabalho humano.

O termo “capital” tem vários sentidos. Num sentido, designa os empresários que controlam bens produtivos. Noutro, designa uma relação produtiva onde o trabalho e a propriedade dos bens produtivos está separada. Pode significar também apenas os bens produtivos. Trata-se de termo com vários significados e muitas vezes isso atrapalha a compreensão de textos que contenham este termo. 

Como ensinavam Santo Tomás e Maritain (no livro “Fronteras de la poesia”, Buenos Aires, 1945, p. 72), “a arte [que é uma forma de trabalho] não é uma caricatura da criação”, pois a arte “continua a criação”, “cria, por assim dizer, em segundo grau” (cf. “Arte e escolástica”, artigo de Maritain).

Esta “segunda natureza”, a continuação da Criação, do desenvolvimento da Natureza, é o mundo da cultura, formado pela técnica, as máquinas, a energia, pelos costumes, pelas leis positivas, pelas formas produtivas, pelo Estado, e por todas as criações humanas.

Este tegumento em cima da natureza é uma camada de noosfera na terminologia de Teilhard de Chardin, aplica-se não apenas à arte, como a toda economia, às atividades estatais etc.

Tudo isso é fruto da ação (trabalho) inteligente das pessoas.

Boa parte da vida na terra ocorre apenas em dez metros abaixo da terra e dois metros acima.

A terra tem 6.500 km até o centro e praticamente toda a vida está nestes doze metros de película,  o solo, empapado de bactérias (a principal forma de vida) e de outras forma, sendo a principal, a vida humana.

Os oceanos mesmo têm apenas onze km de profundidade. A atmosfera que respiramos fica boa parte dela em apenas dez km acima do nível do mar. Ou seja, nestes vinte km de película está quase toda a vida, estando quase tudo concentrado em torno numa película ínfima de um km. 

O trabalho é a continuação do processo produtivo-criador da natureza, organizada por Deus.

Tal como as pessoas criam (constroem) casas, ruas, máquinas, móveis, objetos úteis, assim, também, naturalmente, constroem a sociedade e o Estado, tudo à luz da razão, pela razão e pelo trabalho humano.

O Estado, as estruturas estatais, assim como as estruturas econômicas dos sistemas econômicos, só legítimo (aceitável), se atender ao bem de todos, ou seja, se tiver estruturas racionais, participativas e benéficas a todos. Na prática, se permitir o máximo de ação individual, pautada pelo bem comum, regrada, planificada, fiscalizada pelo Estado, tributada.