Ao contrário do que diz a propaganda mentirosa dos neoliberais, Cingapura é um exemplo de socialismo. Cingapura é uma cidade-estado, uma cidade-porto estatal. O porto de Cingapura é ESTATAL, como é quase todos os portos no Brasil e no mundo. O porto de Cingapura é a estação que interliga mais de outros 600 portos no mundo. O aeroporto de Changi, em Cingapura, também é ESTATAL. Economia mista. E o porto e o aeroporto são núcleos estatais da economia de Cingapura.
Na Índia, desde a independência, boa parte da economia é estatal, economia mista. Na China, idem, economia mista. Na Malásia, o mesmo. Idem para Vietnam, Coréia do Sul e mesmo Taiwan (Formosa). O mesmo na Arábia Saudita, onde boa parte do petróleo é estatal. O mesmo para México, África do Sul, Egito, Irã, Grécia, Portugal, Espanha, França etc.
Japão, Turquia, Indonésia, Brasil, Argentina e os países europeus têm ampla presença estatal. O mesmo ocorre na Oceania, na Austrália, na Nova Zelândia etc.
Na Rússia, na Federação Russa, a cada ano, a presença estatal é ampliada, por Putin, no rumo de uma economia mista.
Três quartos das reservas de óleo cru pertencem a empresas estatais, no mundo todo.
A presença estatal é clara na produção de energia. Mesmo nos EUA, quase todas as hidrelétricas são estatais. A NASA é estatal.
No setor de mineração, de portos, de transportes públicos, de transportes comerciais pesados, na siderurgia, na aviação, na navegação marítima, nas telecomunicações, na saúde e na educação, a presença estatal é constante.
Os EUA brigam pela ampliação da proteção da propriedade intelectual (IPR, em inglês). Os países pobres lutam pela abolição ou pela diminuição drástica destes direitos, no tempo e no direito de fruição de renda decorrente de patentes.