“Japão: o capital se faz em casa”, livro de Barbosa Lima Sobrinho

Aconselho a leitura do livro “Japão: o capital se faz em casa”, de Barbosa Lima Sobrinho, editora Paz e Terra. Ele recomenda o exemplo japonês, do desenvolvimento japonês. nacionalismo econômico, economia mista, combinação entre setor público e privado da economia. Economia mista, com estatização de grandes meios de produção e nacionalização da economia, com apoio do Estado para os camponeses, os artesãos, os pequenos burgueses, os pequenos empreendedores, pequenos comerciantes, servidores públicos e pequenos prestadores de serviço.

O Estado deve apoiar o florescimento da economia com boas estatais e apoiando a pequena e média economia familiar, os pequenos negócios familiares, que são o sal da economia.

Lições do Japão – rejeição do imperialismo, das dívidas com bancos privados internacionais ou privados. Mostra como o Japão se tornou uma potência mundial, o terceiro PIB do mundo, com boa distribuição de renda. Barbosa Lima Sobrinho foi ótimo católico, nacionalista, trabalhista, da linha getuliana. Citava como bons economistas homens como Ragnar Nurkse ou Yves Lacoste.

O nacionalismo econômico e popular é um dos ingredientes fundamentais para um país sem miséria e sem grandes fortunas privadas.