Tentativa de Golpe na Venezuela usou fake news e manipulação dos soldados. A mentira é sempre o ingrediente principal dos golpes neoliberais e da direita, basta ver o golpe de 64 e de 2016.

Tirei do 247, site que leio todos os dias e de que gosto muito.

“Brasil de Fato – De acordo com um dos soldados que teria sido induzido a se juntar aos golpistas, em entrevista para a Telesur, ele e sua tropa receberam na tarde dessa segunda-feira (29) uma ordem para aprontar seus uniformes, pois iriam supostamente receber condecorações e “uma notícia que mudaria nossa vida”.

Nada, entretanto, aconteceu durante a tarde e noite.

Mas durante a madrugada, ainda de acordo com o soldado, por volta das três da manhã, a tropa recebeu ordem de buscar seus fuzis para uma incursão à Penitenciária de Tocorón, no estado de Arágua, cerca de 150 km distante de Caracas.

A explicação: “a notícia de que haviam invadido o presídio com mil fuzis e iam soltar os presos para que atacassem o povo”.

Mas após a saída da base, os soldados teriam sido informados pelo comandante Rafael Pablo Soto Manzanares, e pelo seu irmão major Cequeda, de que se tratava de um golpe de Estado.

Confira a reportagem completa no Brasil de Fato.”