Uma citação de Karl Marx, de uma frase de São Pedro, pois o jovem Marx foi educado num Ginásio católico, cheio de seminaristas católicos, em Trier

São Pedro, o primeiro Papa (bispo com prioridade sobre os demais bispos): “é preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” (cf. At 5,29).

O próprio Karl Marx, no texto “Debates sobre a liberdade de imprensa” (1842), usa esta imagem cristã, como é costume em seus textos (cf. a análise de Dussel sobre as metáforas religiosas de Marx), dizendo que o escritor deve “se necessário”, sacrificar a própria vida por suas obras, deve erigir, “como princípio, mais ou menos como o pregador religioso”, a máxima “é melhor obedecer a Deus que aos homens”.

O jovem Marx entendeu corretamente a lição de Cristo: os maridos e os que exercem o poder devem, se for preciso, darem a própria vida em prol da esposa (da família) e da sociedade (do bem comum).

Em todos os atos, a pessoa racional e o cristão devem ter em conta a causa do próximo (amar ao próximo como a si mesmo), a causa do povo, da sociedade.