Corrupção e capitalismo

Corrupção e capitalismo.

A corrupção é inerente ao capitalismo. E isso ocorre porque o capitalismo é fonte constante de crimes. Boa parte dos processos criminais tem fonte principal na diferença abismal entre ricos e pobres. A presença de bilionários e multimilionários ao lado de miseráveis, de sem tetos, famélicos e sem renda gera a maior parte dos crimes. Os esgotos a céu aberto geram doenças, assim como a desigualdade social gera crimes. O sistema prisional do Brasil, verdadeiro Gulag ou Campo de concentração nazista, é uma das maiores fontes de perversão, de criação de monstros, de criminosos verdadeiros. 

Há milhões de processos criminais no Brasil. Pois quase todos estes processos tem como base os crimes de furtos, roubos e drogas. Afinal, dos homicídios, apenas cerca de sete por cento têm a autoria descoberta, assim, os grandes homicidas não estão presos.

A melhor forma de combater o crime é distribuir bens pela ação do Estado e isso foi bem ensinado por gente como Martin Luther King e toda a tradição cristã. Mesmo o uso de drogas decorre principalmente das frustrações existenciais das pessoas pobres, mergulhadas numa sociedade de consumo. Os ricos usam drogas para anestesiar as consciências. Os traficantes traficam para virarem capitalistas, e atuam como capitalistas.

O combate à corrupção é necessário. Mas, a única forma eficaz para erradicar ou diminuir a corrupção é a extinção das grandes fortunas privadas. O remédio mais correto é erradicar a oligarquia (grandes latifundiários e grandes capitalistas). É a oligarquia quem tem como hobby e prática constante a compra de consciência dos servidores públicos. A causa da corrução é a presença do corruptor ativo, da oligarquia, atuando como um Diabo, abusando da fragilidade econômica dos servidores.

Para combater a corrupção, é preciso fortalecer e ampliar o Estado, especialmente a parte do Estado dedicada a atender às necessidades sociais. Outra parte essencial do Estado para combater a corrupção é a Receita Federal, que deveria ter seus poderes ampliados, podendo quebrar sigilos, examinar fatos ocorridos há mais de cinco anos etc. A oligarquia udenista nunca irá defender isso, tal como jamais irá concordar com o fim do financiamento privado das campanhas, outra fonte imensa de corrupção, de privatização do Estado. Recriar a CMPF, permitindo ao Estado a verificação da movimentação financeira das pessoas nos bancos é uma forma eficaz de combater a corrupção.

Os neoliberais ensinam que um Estado ampliado produz corrupção. Mas, a causa da corrupção está na atrofia do Estado. Só um Estado popular, democrático social e participativo, sob o controle do povo organizado, é que fica imune à corrupção. Um Estado social é quase um Estado socialista. A corrupção é a ação dos corruptores ativos, que são os multimilionários e bilionários. Basta uma ampla tributação destes, e não haverá mais grandes fortunas, não haverá mais corruptores ativos. Em todo crime de corrupção há o corruptor ativo (o rico) e o corrupto passivo (o servidor pobre). Pois basta eliminar as grandes fortunas privadas e ampliar os direitos sociais de todos, inclusive dos servidores, para eliminar a causa principal da corrupção.

No mundo todo, a esquerda combate à corrupção. Os neoliberais são os serviçais ( marionetes) dos ricos, dos corruptores. No Brasil, a oligarquia da mídia tem um projeto, o projeto de derrubar o governo popular de Dilma. Este projeto é a repetição do que foi feito em 1954, com o suicídio de Getúlio. Depois, foi feito contra Juscelino, com o pedido de impeachment contra este. Mais tarde, foi renovado contra o governo de Goulart, levando ao golpe de 64. Resistir ao atual movimento golpista é a tarefa mais importante para uma pessoa dedicada à justiça social.