Turismo interno supera 62 milhões de pessoas, mais de dez vezes o número dos turistas estrangeiros. Mercado interno é o que move mesmo a economia

Tirei o texto do Ministério do Turismo, dados referentes ao ano de 2014. Mostram que até no turismo a economia interna é muito mais importante. Mais de 90% do turismo é TURISMO INTERNO.

“O mercado doméstico de viagens apresentou desempenho recorde no ano passado. Os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo país, melhor número da série histórica, que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, segundo estimativa do Ministério do Turismo.

Cerca de um terço da população, ou 62 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional em 2014. Somente durante a Copa do Mundo, foram três milhões de turistas locais viajando pelo país. “As pesquisas confirmam que o turismo é um dos principais sonhos de consumo do brasileiro. Portanto, em 2015 vamos reforçar ações de estímulo ao turismo doméstico, que tem grande potencial de crescimento”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as quatro companhias filiadas transportaram 95,1 milhões de passageiros em voos nacionais no ano passado. A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 5,7% no período.

De acordo com sondagem mensal de intenção de viagem do consumidor, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o MTur, em janeiro 25,6% dos brasileiros planejavam viajar até julho deste ano. A maioria, 73,6%, pretende visitar algum destino dentro do Brasil. O avião é o meio de transporte escolhido por 58,5%, enquanto que 24,4% farão os deslocamentos de carro.

Ouça aqui comentário do Ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre o crescimento do turismo doméstico em 2014″.

Meu comentário – o Brasil recebe apenas de cinco a seis milhões de turistas externos, por ano. E isso é pífio, em relação ao número de turistas internos, de 62 milhões. No mais, os dados acima não listam sequer o número de viagens por ônibus, veículo preferido pelas pessoas mais pobres, pela maioria.

Conclusão – A ECONOMIA INTERNA, o MERCADO INTERNO, é que move mesmo a economia e deve ter prioridade no planejamento da economia.