Brasil tem os maiores latifúndios do planeta

Brasil tem latifúndios de 40 milhões de hectares. Cada quilômetro quadrado tem cem hectares. Assim, há latifúndios do tamanho de 40 mil quilômetros quadrados, o que dá oito DFs.

Antes, o maior era o latifúndio da firma de Cecílio Rego, de oito milhões de hectares (quase três Suiças, quase um Portugal, que tem nove milhões de hectares de território).

Diante deste absurdo e crime, resmungamos e protestamos: “é demais!” 500 hectares já seriam demais, deveria ser o teto constitucional (provisório, até ser diminuído), como busca o projeto de emenda constitucional da CNBB.

Os quarenta ou os oito milhões de hectares não são fruto do suor do rosto de Cecílio (este vivia em escritórios, casas ou carros , todos com ar refrigerado). O “título” de propriedade é fruto da grilagem (cf. a boa reportagem do jornalista Policarpo Júnior, da revista “Veja”) etc.

Tal como os mártires agiam perante situações iníquas, não aceitamos estes latifúndios. Muito menos o domínio asqueroso e obsceno de alguns dezenas de banqueiros ou o controle econômico das multinacionais, que reduz o Brasil à situação de colônia.