A antiga e boa tradição democrata popular da Igreja é enfrentada pelos pastores milionários neoliberais, ligados a CIA e ao grande capital

A linha democrática popular da Igreja também brilhou na luta dos poloneses e dos irlandeses. Por exemplo, na luta de Daniel O´Connell (1775-1847).

O´Connell foi chamado “o grande Agitador”, o “Libertador” da Irlanda, tendo sido aluno dos jesuítas, advogado (jurista mesmo), tribuno, jornalista, escritor, fundador de clubes políticos, deputado, especialista em comícios e lutas políticas.

O´Connell deixou obras como “Memórias sobre a Irlanda” e foi elogiado por grandes sacerdotes como Lacordaire, o padre Ventura d´Raulica e mesmo por Karl Marx.

A combatividade do leigo O´Connell foi exemplar, marcando toda a luta dos irlandeses, especialmente dentro dos EUA, contra o imperialismo inglês e por democracia. Também influenciou a Renânia católica, na Alemanha.

O´Connell conseguiu forçar o governo inglês a decretar a emancipação dos católicos irlandeses, em 1829. No fundo, foi a linha continuada pelo Cardeal Jaime Gibbons, nos EUA, amigo de Joaquim Nabuco.

A Igreja condenou o liberalismo, a “ideologia do capitalismo” (cf. Paulo VI), mais vezes do que condenou o “comunismo” (no sentido de estatização total da economia, pois a doutrina da Igreja ensina que os grandes bens de produção devem ser estatais ou cooperativas).

A doutrina da Igreja defende as idéias que, unidas, formam o corpo teórico de uma democracia popular, não-capitalista, cooperativa, social.

Enquanto a linha social da Igreja foi reforçada, os capitalistas e as multinacionais derramaram dinheiro para financiar igrejas neopentecostais defensoras da “teologia da prosperidade”. Estas idéias estão ligadas à “Maioria Moral” nos EUA, a lideranças capitalistas como Jerry Falwell (na Virgínia), que formam o maior grupo do Partido Republicano nos EUA (a extrema direita). E Pat Robertson, guru dos pastores milionários neoliberais do Brasil (Malafaia e outros). 

Jerry Falwell, CIA, Adam Ulam, Sarah Palin, Richard Pipes, Hayek, Milton Friedman, Jimmy Swaggart, Ralph Reed, Reverendo Moon, Rex Humbard e outros autores estão na mesma trincheira, a trincheira do liberalismo, das multinacionais, do grande capital, dos trustes e cartéis.

A Igreja Universal, de Edir Macedo, com a Rede Record, é apenas uma cópia da Coalização Cristã e da CBN (“Christian Broadcasting Network”), nos EUA, sendo também continuação do “modus operandi” da CIA apoiando a Seita Moon etc.