Estado social econômico é a principal solução social, cf. Ladislau Dowbor

Um texto genial de Ladislau Dowbor – “Tentar reduzir o Estado, sobretudo nas suas dimensões sociais, constitui portanto um absurdo e uma compreensão completamente equivocada do rumo das transformações sociais.

Os países desenvolvidos, que possuem de forma geral amplas políticas sociais, dotaram-se de máquinas estatais que gerem, em média, 50% do produto interno bruto.

Em comparação, em nossos países em desenvolvimento, o Estado gere em média 25% do PIB, sendo o próprio PIB proporcionalmente menor. O Brasil, com 34%, está no início da evolução para uma relação Estado/privado mais equilibrada.

É importante lembrar que as políticas públicas, apesar de todo gosto que temos em criticá-las, constituem de longe o instrumento mais eficiente de promoção de políticas sociais, e em todo caso as únicas que permitem o equilíbrio social. Basta constatar a excelência nessa área atingida por países como Canadá ou Suécia, ou ainda comparar Canadá com Estados Unidos, onde, com o dobro do gasto, não chega nem de longe à qualidade dos serviços de saúde canadenses. Isso sem falar de Cuba, onde a excelência na área da saúde é atingida com recursos exíguos.

A razão é bastante simples e meridianamente clara, por exemplo, na saúde: uma empresa privada quer ter mais clientes, o que no caso da saúde significa mais doentes. Com isso, se perde a visão essencial da prevenção, e predomina a indústria da doença”.