Especialmente os bispos católicos do terceiro mundo querem democracia popular, Estado social

O movimento dos bispos católicos do Terceiro mundo foi bem sintetizado no texto da “Mensagem dos bispos do Terceiro Mundo” (um documento firmado por Dom Hélder e outros bispos em 1968), onde é bem clara a defesa de uma boa democracia popular com economia mista, Estado social:

“… a Igreja, de um século para cá, tem tolerado o capitalismo com o empréstimo a juros legais e outros uso dele, pouco conformes com a moral dos Profetas e do Evangelho. Mas, ela não pode senão regozijar-se ao ver aparecer no meio dos homens outro sistema social menos distante desta moral. Caberá aos cristãos de amanhã, segundo a iniciativa de Paulo VI, reconduzir as suas verdadeiras fontes cristãs essas correntes de valores cristãos que são a solidariedade, a fraternidade (cf. “Ecclesiam Suam”). Os cristãos têm o dever de mostrar que “o verdadeiro socialismo é o cristianismo integralmente vivido, na justa repartiçaõ dos bens e a igualdade fundamental”. Longe de nós mostrar-nos contrários a ele; é, antes, necessário que adiramos com alegria, como a uma forma de vida melhor adaptada a nosso tempo e mais conforme com o Espírito do Evangelho” (“Cuadernos de Marcha, n. 9, janeiro de 1968. De Camilo Torres a Helder Câmara)”.

O documento de Dom Hélder foi aprovado por Bispos, Cardeais e grandes teólogos, do mundo todo, pois Dom Hélder tinha articulações no mundo todo. Dom Hélder foi um dos expoentes do Concílio Vaticano II, fazendo uma verdadeira teia (aliança) com bispos do mundo todo. As milhares de “Circulares”, redigidas por Dom Hélder, mostram estas articulações. Há milhares de textos de Dom Hélder, publicados recentemente, em vários volumes, com estas “Circulares”, tipo “cartas” ou “diário”, dirigidas a família espiritual de Dom Hélder. 

No fundo, este documento apenas colocava em prática as ideias expostas por Pio XII, na Mensagem de Natal de 1944, em 24.12.1944, com o título de “Benignitas et humanitas” (“Benigna e humana”), onde Pio XII destaca que a democracia é “um postulado natural”, um governo adequado à natureza humana, à “razão”.

Pio XII acusou os governos ditaduras de serem a causa da 2 Guerra Mundial, pois ditaduras são formas de “monopólio” de “poder”, um poder “incontrolável e intangível” ao controle do povo. io XII pregava um governo baseado na “liberdade e na dignidade dos cidadãos”, na “aprovação e no consentimento” do povo.