Algumas das várias fontes cristãs e hebraicas do pensamento socialismo e do marxismo

Alceu Amoroso Lima, na obra Introdução à Economia Moderna (Rio, Livraria Agir Editora, 3.ª Edição, 1961, p. 281) transcreveu um texto de Otto Ruhele, célebre biógrafo de Karl Marx, onde fica patente a influência cristã no surgimento do socialismo e do próprio marxismo.

Paris hospedou MARX por pouco mais de um ano… De Paris data a sua época socialista (sic)… Paris, no tempo em que MARX aí viveu, era um cadinho de idéias socialistas e revolucionárias. Havia restos de sansimonismo, devaneios do movimento de FOURIER continuado por CONSIDÉRANT, socialismo cristão com LAMENNAIS, socialismo burguês da espécie do de SISMONDI, BURET, PECQUEUR, LEROY, VIDAL etc.” (OTTO RUHELE, Karl Marx, Leben un Werk, op. cit., pág. 87).

Marx tornou-se socialista mais ou menos no final de 1842, quando trabalhava ao lado de Moses Hess.

Foi Moses Hess quem converteu Frederico Engels ao comunismo entre outubro e novembro de 1842, quando Engels passou por Colônia em direção a Londres e depois a Manchester. É possível que Engels tenha precedido Marx, nesta via. Há uma carta de Marx a Engels, onde Marx elogia Engels por ver as coisas antes dele mesmo e que, depois, Marx segue no mesmo sentido. Claro que aí, o velho Marx ia além de Engels, a meu ver. 

Moses Hess, considerado o primeiro socialista alemão por Lassalle, tornou-se socialista pela influência francesa, tendo trocado cartas com Weitling, também alemão mas vivendo em Paris, e publicado textos deste na Gazeta Renana.

Tanto Moses Hess quanto Weitling tinham ideias religiosas fortes e boas. 

Engels, indo para Londres, encontrou-se, no início de 1843, com os líderes da Liga dos Justos na Inglaterra ( Schapper e Bauer).

Marx, quando chega a Paris, vai morar num quarto vizinho aos quartos dos líderes da Liga dos Justos (Maurer).

Das fontes apontadas por Ruhele, o sansimonismo, Fourier, Considerant, Lamennais, Sismondi, Buret, Pecqueur, Leroy, Vidal – todos tinham idéias e sentimentos religiosos. Foram estas ideias, de origem religiosa, que formaram o núcleo do ideário socialista pré-marxista e cristão, tendo também fontes hebraicas.