Lição boa de Alceu Amoroso Lima, no livro “Os direitos do homem e o homem sem direitos”, 1974

Alceu Amoroso Lima, no livro “Os direitos do homem e o homem sem direitos” (Rio, Ed. Francisco Alves, 1974, p. 36), ensinou sobre a convergência entre catolicismo e socialismo:

“O socialismo democrático, a “socialização” cristã, o solidarismo ou a “participação com o que o gaullismo procurou responder aos movimentos sociais na França, no mês de maio de 1968, todos se apoiam na tendência ao TRABALHO ASSOCIADO, único que realmente pode corresponder às exigências de um Código dos Direitos do Homem, de tipo autêntico”.

Alceu elogiava o primeiro De Gaulle, um grande católico social, que liderou a Resistência Francesa, contra o nazismo, na França, tal como o último De Gaulle, no final dos anos 60.

No final da vida, De Gaulle queria transformar todas as grandes empresas francesas em Cooperativas, com direito dos trabalhadores na gestão e nos lucros, tal como ampla Planificação estatal participativa da economia.

De Gaulle queria o fim do colonialismo e teve o mérito de dar fim à colonização francesa na Argélia.

De Gaulle combateu duramente a OTAN, tal como o FMI e o fato dos EUA emitirem o dólar como “moeda mundial”, coisa que De Gaulle odiava, corretamente.