O antigo PCI e Fidel Castro aconselham Socialismo de economia mista, ótima forma, que Marx também recomendava, como veremos em outros posts

Antônio Ozai da Silva, no livro “História das Tendências no Brasil (Origens, cisões e propostas)”, 2ª Edição, pág. 224, expõe traz um conceito de socialismo democrático, que constou do XV Congresso do PCI. Este conceito não contradiz a doutrina social da Igreja:

Neste novo modelo de socialismo democrático, concebe-se a coexistência de formas de propriedades privadas e públicas durante um certo período. O XV Congresso do PCI afirma: – Para realizar uma sociedade socialista não é necessário uma estatização integral dos meios de produção.

Ao lado dum setor público cuja dimensão e qualidade sejam suficientes para encaminhar o desenvolvimento em conjunto da economia, e paralelo a um setor cooperativo, estará a iniciativa privada.

Essencial – num contexto que vê a presença de diferentes formas de propriedade e de direção dos meios de produção – é o exercício de um controle social e duma direção democrática do processo de acumulação e de desenvolvimento no interesse da coletividade.

O poder político democrático deverá fixar os objetivos principais do desenvolvimento, elaborando – num confronto aberto com as diferentes forças sociais e os diversos centros de decisão – um plano que constitua um quadro preciso de referência para todos os sujeitos econômicos públicos e privados”.

Esta forma de economia mista foi defendida pelo próprio Fidel Castro, para ser adotada na Nicarágua sandinista.

E está sendo, paulatinamente, adotada na própria Cuba, com a permissão dos pequenos negócios particulares, sem exploração da mão de obra do próximo.