Wikipedia – Liga dos Justos era organização cristã pré marxista, a base teórica cristã pré marxista, que ensinou Marx

Colhi este texto no Wikipedia, vai na mesma linha de meus textos.

“A Liga dos Justos era um grupo dissidente da “Liga dos Outlaws”, criada em Paris em 1834 por Theodore Schuster e outros imigrantes alemães.

Schuster era inspirado na obra de Philippe Buonarroti.

O lema da “Liga dos Justos” era “todos os homens são irmãos” e seus objetivos eram “o estabelecimento do Reino de Deus na Terra, com base nos ideais de amor ao próximo, igualdade e justiça”.[1] 

A Liga dos Juntos, nos últimos tempos, tinha uma estrutura piramidal, inspirada na sociedade secreta Carbonária, e suas ideias eram compartilhadas com o “socialismo utópico” de Saint-Simon e Charles Fourier. Seu objetivo era estabelecer uma “República Social” na Prússia que teria como princípios a “liberdade”, a “igualdade” e a “virtude cívica”.

A Liga dos Justos participou da revolta blanquista de maio de 1839 em Paris.[2] Depois da revolta seus integrantes foram expulsos da França e a Liga dos Justos passou a ter sua sede em Londres, onde fundaram um grupo militante, a “Sociedade Educacional para Trabalhadores Alemães” em 1840.

 Wilhelm Weitling, um importante membro da liga, se mudou para a Suíça, onde foi preso e posteriormente extraditado para a Prússia.

O livro de Weitling “Garantias da Harmonia e Liberdade” de 1842 criticava a propriedade privada e a sociedade burguesa já bem antes de Proudhon e Karl Marx, e foi uma das bases da teoria social da Liga dos Justos que deu origem a Liga dos Comunistas”.