Kant e Hegel ensinaram corretamente que o “iluminismo” foi um movimento essencialmente cristão, em pleno acordo com a Bíblia, especialmente no apreço pelas luzes da razão.
Neste sentido, os textos de A. Ritschl, de Troelstsch e de Harnack, que mostram a conciliação entre a fé e a razão, tal como o movimento do “Social Gospel” (Evangelho social) nos EUA, têm pontos corretos, que superam os erros luteranos e calvinistas, aproximando-se do catolicismo.
Os melhores textos da “teologia liberal” e da “teologia social”, correntes protestantes, aproximam-se das idéias católicas. O livro de Ernst Troeltsch (1865-1923), “O ensino social da Igreja cristã” (1912) tem importância até hoje, pois enfatiza bem a ética social cristã, a ética presente nas idéias da Fé.
Os textos de Walter Rauschenbusch (1861–1918), especialmente “Cristianismo e Evangelho social” e “Cristianizando a ordem social” (1912) contêm boas verdades, próximas do catolicismo. Os textos de Rauschenbusch são frutos do convívio deste autor, por dez anos, num bairro pobre em Nova Iorque, a que chamava de “cozinha do inferno”.
Rauschenbusch era socialista cristão, queria a democracia nas estruturas industriais e a difusão dos bens. No livro “Uma teologia para o Evangelho social” (1917), deu bastante ênfase à construção do “Reino de Deus”. È considerado o principal teólogo dos EUA, no início do século XIX.
Os textos de Rauschenbusch são próximos dos textos católicos de John Ryan, textos que eram apreciados por Franklin Delano Roosevelt. Nos EUA, há ainda Kerry Kennedy, a filha de Robert Kennedy. Robert Kennedy, como seu irmão Jonhn Kennedy, foi assassinado em 1968. Kerry foi uma das líderes católicas da esquerda do Partido Democrata.
Nesta linha, com amor à democracia, mas sem tanta ênfase ao aspecto social, houve também Reinhold Niebuhr (1892-1971), que deixou boas obras como “Realismo cristão e problemas políticos” (1953) e “Fé e história” (1943). Seu irmão, Helmut Richard Niebuhr (1894-1962), professor de teologia em Yale, escreveu “Cristo e cultura” (1951).
Há erros pessimistas nestas obras, uma ética minguada, mas há alguma ética social e democrática nos textos destes autores. Em geral, não fizeram a crítica ao capitalismo, mas trouxeram alguns subsídios para a superação da democracia liberal-burguesa.