O padre Lebret e Domingos Velasco, duas grandes lideranças católicas e socialistas

Os textos do padre Joseph Louis Lebret, que abaixo transcrevo, foram colhidos do livro de Domingos Velasco, “Cristianismo social” (Editora Organizações Simões, Rio de Janeiro, 1957).

Lembro que Domingos Velasco, político goiano, foi um grande católico, que militou nos anos 30 e 40, defendendo o socialismo democrático, escrevendo obras mostrando que a doutrina social da Igreja exigia um socialismo democrático. Domingos era negro e lutou, ao lado de outras lideranças, pelo socialismo. Suas obras deveriam ser reeditadas.

Os livros de Domingos ou do padre Lebret demonstram como o movimento dos trabalhadores e as idéias socialistas eram inspirados por idéias de justiça social, de fraternidade e de solidariedade. Idéias que são partes essenciais do cristianismo:

O padre Joseph Lebret, O. P., que, através do grupo “Economia e Humanismo”, imprimiu um sentido científico, ortodoxamente católico, ao estudo da questão social, escreveu o seguinte:

O movimento operário nasceu da reação do proletariado diante da sua própria miséria. Chama-se, geralmente, esta reação de Socialismo, cujo nome significa simplesmente uma reação contra o individualismo liberal.

O socialismo protestava contra a impotência do proletário isolado; ele queria dar-lhe novamente o sentido e a força do grupo: ele queria reorganizar socialmente o grupo para nele instaurar mais justiça”. (Guide du militant, 1, p. 22). E tem razão o sábio dominicano.

“Quem gerou a classe operária o problema operário, o movimento operário, não foi o socialismo, como bem acentuou Monsenhor Cardjin, mas tudo isso se chamou ele socialismo, porque, naqueles anos e até hoje, o socialismo significa a reação contra o individualismo liberal que gerou o movimento operário.

“Ele queria reorganizar socialmente o grupo para nele instaurar a justiça.

“Vamos ver que este era o objeto do socialismo, em suas nascentes, nos anos que precederam a Revolução de 1848. (…)

“A verdade histórica é que o socialismo teve, sem dúvida, em suas nascentes, como tem nos dias atuais, os mesmos objetivos do que hoje chamamos de cristianismo social”.

As abonações são importantes porque os textos contêm boas formulações e idéias corretas.

O velho Santo Isidoro de Sevilha, um gênio enciclopédico, no livro “Etimologias”, livro V, capítulo 4, escreveu que “a posse comum de todas as coisas e a liberdade de cada homem são de direito natural”.

Estes tipos de idéias foram as bases do pensamento socialista, que se fundamenta, assim, nos textos bíblicos, em Lactâncio, Santo Ambrósio, São Basílio, São João Crisóstomo, São Francisco de Sales e em outras centenas de santos da Igreja (inclusive pelo exemplo de vida dos mesmos, pois em cada exemplo há princípios que informam a vida destes santos).