Discurso de Boaventura de Sousa Santos sobre Dilma e as prioridades de comida, moradia, saúde, educação, transportes e renda estatal

Colhi no 247 – “Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, na tarde deste sábado (11), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos afirmou que a organização no local mostra que o povo, apesar do cenário adverso no Brasil, ainda resiste.  “Muitas vezes as pessoas se perguntam onde está a revolução, onde está a resistência. A persistência está aqui”, disse ao Mídia Ninja.

“É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades. O que eles querem é que percamos a esperança. Porque a desesperança leva ao medo, o medo leva à resignação, a resignação leva à desistência, e nós temos esperança em um sociedade melhor e digna”, defendeu.

Em sua fala no acampamento, Boaventura ressaltou ainda a ruptura democrática que houve no país com a derrubada de Dilma Rousseff. “Vocês viram isso, tiveram uma presidente eleita legitimamente e poucos meses depois pedem o impeachment dela. A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos políticos mais corruptos da América Latina. Foi isso que se passou”, afirmou. “Em plena democracia, um golpe institucional que se deu com a colaboração do Judiciário.”

Boaventura ponderou ser necessário compreender o atual momento para definir a estratégia de resistência. “Precisamos saber em que tempo estamos. É um tempo de lutas difíceis, defensivas, não podemos sonhar com o socialismo, precisamos dar dignidade às pessoas hoje, agora”, apontou. “Comida, habitação, moradia digna, proteção à saúde, educação pública. Não é uma utopia lá longe, é uma utopia aqui, agora.”