Os primeiros socialistas eram pessoas religiosas e há sinais de religiosidade, mesmo em alguns que são tidos como ateus.

Mesmo Engels se casou perante um padre católico, dando enterro católico a sua esposa católica, Lizzie Burns. Engels também amava as Festas de Natal.

Lênin recebeu o batismo ortodoxo e casou-se inclusive com os ritos religiosos ortodoxos. Marx, em 1843, realizou seu casamento perante uma igreja luterana (e no civil).

Engels, quando sua esposa de fato estava morrendo, Lizzie Burns, uma católica irlandesa revolucionária, no leito de morte desta, em 1878, chamou um sacerdote e casou-se com a padecente. Depois, providenciou inclusive o enterro da esposa católica, num cemitério católico, em Londres. Vou postar, outra hora, o nome do padre católico e do cemitério católico, em Londres. 

Até Trotsky teve seu primeiro casamento celebrado por um rabino.

As biografias soviéticas, especialistas em seletividade extrema e ocultar o que fere o cânone artificial, praticamente escondem que Engels foi casado com duas católicas, duas irmãs, primeiro com uma e depois com a outra, após o falecimento da primeira.

O mesmo aconteceu no primeiro casamento de Stalin, celebrado por um padre da Geórgia, antigo colega de seminário de Stalin. Stalin estudou em escola religiosa no ensino médio e depois passou uns seis anos no seminário, só saindo no último ano, com praticamente toda a formação como padre ortodoxo da Geórgia, bem próxima do catolicismo. Stalin ficou cerca de dez anos, em escola religiosa, pré-seminário e seminário, até cerca de 20 anos, em 1898 (nasceu em 1878).

A esposa de Lênin tornou-se socialista devido a influência do tolstoísmo, de Tolstoi, uma corrente democrática, profundamente cristã. Tolstoi queria uma República cooperativista. E elogiou freiras polonesas, em textos de 1923 e mais tarde, perto de morrer. 

Estes aspectos (especialmente as expressões religiosas usadas em suas cartas particulares) de Lênin são ocultados pela literatura estalinista.

É certo que Lênin, tornou-se ateu e, tudo indica, morreu desta forma, mas em sua formação, em suas idéias e textos existem fortes elementos cristãos. Nas memórias de sua esposa, consta que mesmo no Natal do ano anterior de sua morte, ele participava das festas natalinas, montava sua árvore de Natal etc. Lenin tinha apenas um ascendente longínquo, judeu, o resto era parentes ortodoxos.

Engels amava a Festa de Natal, fazendo os bolos da Renânia, bebendo vinho renano, recebendo convidados etc.