Em 200 países há milhares de partidos políticos. Mas, os maiores, são uns 250 partidos. Destes, 160 partidos socialistas democráticos e trabalhistas têm programas semelhantes ao conteúdo da Doutrina Social da Igreja

Resumo do Quadro político mundial, com os partidos políticos que existem no mundo e sua classificação política.

 Há cerca de 200 países no mundo, com cerca de 7,9 bilhões. Por alguns critérios, podia ser elevado para 210 países. Filiados na ONU, há 193 países. Destes, há alguns de tamanho ínfimo. Na Europa há 50 países. Na África, há cerca de 50, entre 47 e 55 países. Na Ásia, há 49 países. No Continente Americano, 36 países. Na Oceania há 14 países. Somando, chega a 204.

 Examinando estes países, em praticamente todos há estruturas democráticas, mesmo que fracas, insuficientes. A exceção são países como Arábia Saudita, Coreia do Norte etc.

 A média de partidos por país fica em torno de quatro, mas podia ser mais. Só no Brasil há 33 partidos políticos e mais uns 40 partidos em gestação. Não é correto haver um partido somente. Na índia, há milhares de partidos, pois há partidos regionais. A Índia tem mais habitantes que toda a África (pouco mais que um bilhão), ou mais que todo o Continente americano (pouco mais que um bilhão de habitantes).

 A natureza humana é pessoal e social, sendo normal haver variações de opiniões, de projetos. Tal como é normal católicos se filiarem em partidos socialistas democráticos, que sejam humanistas (pautados pelos direitos humanos).

 No mundo, há milhares de partidos políticos. Mas, relevantes e grandes, há em torno de 250 partidos. Estes partidos se organizam em várias Internacionais e Conferências mundiais e regionais de partidos.

 Conclusão: nos partidos socialistas democráticos e trabalhistas há as ideias que mais se aproximam, pela similitude, com as ideias da doutrina social da Igreja.

Estas ideias são agrupadas com nomes gerais como progressismo, trabalhismo, socialismo democrático, keynesianismo, eco socialismo, social democracia, Estado do bem-estar social, Estado social, populismo de esquerda, socialismo africano etc.