A importância do IMEI, e como o celular permite localizar a pessoa, tal como postagens na rede social

Colhi no excelente livro de Cid Benjamin, que recomendo a compra, “O Estado policial”, meios de proteção de militantes no mundo digital.

Trocar o chip do celular não impede a sua localização. O site de notícias da Globo, G1, informa que um dos assassinos de uma jovem foi encontrado pela polícia a partir da localização do aparelho. Isso foi feito mesmo com o criminoso tendo comprado e instalado um novo chip no celular. Isso é feito

por meio do IMEI, uma identificação única, uma espécie de código que todo aparelho tem e para o qual, em geral, as pessoas só dão importância quando o celular é roubado.

A reportagem abaixo ilustra as possibilidades de rastreamento de alguém a partir do celular, mesmo depois de transcorrido um bom tempo. A polícia de Phoenix, nos Estados Unidos, prendeu Jorge Molina depois de identificar o seu celular no mesmo local onde um homem foi assassinado ano passado. Como conseguiram os dados? Com o Google. A empresa forneceu um dossiê com informações de todos os aparelhos que estavam na região […]. De acordo com funcionários da Google, […] a empresa recebe 180 mandados por semana, com centenas de informações cada um. 

É bom saber, ainda, que o post de alguém numa rede social permite a identificação do IP (Internet Protocol) do equipamento |/usado e da torre mais próxima do aparelho, pela qual foi feita a postagem”.