Um socialismo democrático deve ter ampla base distributista, cf. Braudel demonstrou

Na micro e na pequena propriedade pessoal há “um equilíbrio harmonioso entre o trabalho pessoal e a prosperidade privada” (cf. Mons. Montini, num discurso nas Semanas Sociais da Espanha, em 13.04.1951). 

Esta harmonia pode existir no artesanato, no campesinato, na pequena burguesia, nos pequenos produtores e prestadores de serviço autônomos.

A difusão de micros e pequenos bens também pode e deve existir entre trabalhadores associados, que devem ter parte da empresas onde trabalham, co-gestão, acionariato operário, participação na gestão, mais maciça difusão da moradia pessoal, boa remuneração do trabalho etc. 

A difusão da micro e da pequena propriedade pessoal, fundada no próprio trabalho pessoal, sem explorar o trabalho alheio, assegura a independência econômica, “por meio da qual se pode assegurar a estabilidade social e a produção dos bens”, ainda transcrevendo as palavras de Montini, que, depois, se tornou o Papa Paulo VI.

A difusão maciça e massiva de bens pequenos (casas para cada pessoa, renda etc) é perfeitamente conciliável com amplo setor público na economia, com estatais para os grandes meios de produção, planejamento público etc.

Economia mista é a mistura boa, do melhor dos sistemas econômicos.