O antigo PCI (Partido Comunista Italiano), no XV Congresso, aprovou a economia mista e o gradualismo.
O PCI aprovou a tese que uma socialista socialista só exige a estatização PARCIAL da economia, dos meios de produção.
É preciso um amplo setor público da economia, mais um amplo setor de micros, pequenos e médias empresas familiares, e outro setor cooperativo.
Várias formas de propriedade e de direção dos meios de produção, dos bens produtivos.
Da mesma forma, os Sandinistas realizaram uma Assembléia Constituinte, em 1986, aprovada em 10.02.1987. Nesta Constituição, estava previsto, no artigo quinto, a “ECONOMIA MISTA”, “várias formas de propriedade, seja pública ou privada, assim como a propriedade associativa, cooperativa e comunitária”. E que “todas estas formas de propriedade devem estar em função dos interesses gerais da Nação”.
Em 09.06.1986, os Bispos católicos da Nicarágua assinaram o documento “Contribuição pastoral à Constituição”, com o mesmo conteúdo.