Algumas das razões que mostram que uma economia mista é a melhor

Hoje, no mundo, há firmas que movem somas na ordem de trilhões de reais.

Por exemplo, a BlackRock, maior gestora de fundos do mundo, movimenta 6,3 trilhões de dólares em ativos. Em real, uns 26 trilhões de reais. Estes 26 trilhões de reais NÃO são patrimônio dela.

A BlackRock apenas administra e dá conselhos de gestão, mas exerce controle relativo sobre estes ativos de multimilionários e bilionários. 

A BlackRock influencia e tem algum controle sobre mais ativos que o PIB do Brasil, de 1,8 trilhões de dólares. O PIB dos EUA é de 18 trilhões de dólares. Claro que o patrimônio do Brasil ou dos EUA é bem maior. O patrimônio é sempre maior que o PIB.

As maiores fortunas privadas de particulares chegam a mais de cem bilhões de dólares (a Apple, Toyota, Exxon, Shell, Volkswagen, Walmart, Google, Microsoft, GE, Nestlé e outras). 

São estas empresas GIGA e TERA que devem ser estatizadas. E algumas outras, em posições de oligopólios. 

A BlackRock não é a única, há outras como a Vanguard, a APG, a Legal & General ou a State Street Global Advisors (SSGA). Esta última move 3 trilhões de dólares.

Diante de fortunas privadas que movem capitais de um TERA (da ordem de trilhão), ou centenas de GIGA (bilhões), fica claro que não há sentido em estatizar as padarias, mercearias, sapateiros, restaurantes, clínicas de beleza, academias etc.  

Até o PSTU, que é um partido alienado (com todo o respeito…), acha que, para um governo socialista, no Brasil, bastaria a estatização de cem das maiores empresas privadas. Ou seja, cem novas estatais e uns 20 milhões de micros, pequenas, médias e até grandes empresas privadas. Como fica claro, é possível uma economia mista socialista.

A mesma razão que permite a erradicação das penitenciárias (grandes presídios fechados) é a que permite o controle estatal sobre milhões de micro, pequenas e médias empresas.

O CONTROLE à DISTÂNCIA, em REDE, permite que o Estado controle e restrinja a liberdade de apenados, deixando-os em semi-liberdade ou liberdade vigiada e restrita, tal como permite o controle de preços (cf. Galbraith) das empresas privadas etc.