Uma boa lição de Adolf Wagner sobre o socialismo parcial, economia mista

Adolf Wagner, no livro “Grundlegung” (terceira edição, p. 756), ensinou corretamente:

“O socialismo extremo é simplesmente a forma exagerada do socialismo parcial, que há muito existe na vida econômica e social de todos os povos e, sobretudo, na dos mais civilizados”. 

Trocando em miúdos, para clarificar, a estatização total (socialismo extremo) é apenas a forma exagerada da presença do Estado na economia, socialismo parcial, ECONOMIA MISTA, que existe, desde sempre, na vida econômica e social de todos os povos.

A economia mista sempre foi defendida pelos mercantilistas, nacionalistas, protecionistas, partidários da Escola Histórica de Economia, pelos católicos etc. 

Lassalle, num discurso de 1862, considerava Rodbertus como o maior economista alemão. Rodbertus era uma pessoa religiosa.

Adolf Wagner também elogiava Rodbertus, que se inspirava em Sismondi, Saint Simon, Buchez, Luis Blanc, Vidal e outros autores religiosos, inclusive Fichte.

Rodbertus manteve correspondência intensa com Lassalle, especialmente de 1862 a 1864.

Rodbertus também tinha contatos frequentes com Adolf Wagner, especialmente desde 1870.

Adolf Wagner era considerado o principal e mais eminente representante (expoente) do socialismo de Estado, parcial, economia mista.

Os católicos sempre apreciaram os livros de Adolf Wagner, como pode ser visto em Pesch, na corrente do solidarismo, economia mista, socialismo parcial. 

Lassalle queria um Estado popular, por isso, o nome do jornal de seu partido era “O Estado popular”.