Males do excesso de bebida. A exceção é um tico de vinho ou cerveja e explico

Colhi no site 247 – “Uma equipe de cientistas do Reino Unido investigou uma das íntimas ligações entre o álcool e o câncer através da análise do DNA em células estaminais (células-tronco). Nas experiências feitas com ratos, os cientistas recorreram à administração de etanol nos animais e concluíram que a exposição ao álcool provoca danos genéticos permanentes. O estudo, que conta com a participação de uma cientista portuguesa, é publicado na edição desta semana da revista Nature”.

Claro que entendo que um copo de vinho ou de cerveja, todos os dias, ou uma ou duas vezes por semana, não é prejudicial.  Especialmente misturando cerveja preta com aveia, um copo.

Ou um copo pequeno de vinho vermelho, como o hábito do kidush, nos costumes e ritos hebraicos. 

A regra que um aumento de quantidade gera salto qualitativo (de qualidade) não vem de Hegel ou Marx, e sim do grande Aristóteles. E está correta. Em pequena quantidade não é ruim, como ocorre com tudo (leite etc).  

Eu evito álcool, pois acho que prejudica a mente, embora eu saiba que serve para evitar estresse, tranquilizar, gerar sono, tudo em quantidade bem pequena e medida.