A Igreja, o socialismo e o liberalismo, distinções importantes, precisões

Há palavras vagas que trazem confusões, exigindo distinções, esclarecimentos, precisões, para evitar erros graves.

Por exemplo, no bojo do termo “socialismo” há as idéias boas e cristãs como: a primazia da pessoa, do bem comum, a destinação universal dos bens, a vinculação dos bens às necessidades humanas, o planejamento estatal, as estatais e autarquias para bens que atribuem grandes poderes (cf. fórmula de Pio XI), a cooperação humana para o bem comum, cooperativismo, ação estatal difusora de bens e redistribuidora, de promoção da santa igualdade social etc.

O socialismo nasceu como um movimento de vários socialismos, sendo quase todos cristãos, pré-marxistas, com ampla fundamentação cristã, como mostrarei neste blog, em centenas de postagens. 

Da mesma forma, na palavra “liberalismo” há idéias boas e cristãs como: a importância da liberdade natural, civil e política; do controle social do Estado; a importância da difusão de bens próprios (casa, renda básica, ferramentas, bens familiares etc); a importância das liberdades pessoais, da privacidade, das esferas pessoais etc. O liberalismo político nasceu com ideias democráticas boas, sendo corrompido.

O liberalismo econômico mesmo teve pontos bons, de elogio a pequena e média empresa familiar, como pode ser visto em Adam Smith, mas sem os controles públicos e a intervenção do Estado, gerou as piores injustiças do planeta. 

Por isso, a doutrina social da Igreja sempre evita filiação a estas palavras mais vagas.

No fundo, a doutrina da Igreja é ecumênica (universal, católica), traz elementos que agrupam as partes boas, contidas em todas as correntes.

A expressão que melhor encarna as idéias gerais da doutrina da Igreja, na etapa atual da história, que dá nome ao ideal histórico da Igreja, é a expressão “democracia popular, social, participativa, comunitária”, democracia econômica, política, cultural etc.

Esta democratização geral e plena, humanismo pleno, é também chamado, por muitos, de socialismo humanista, trabalhismo ou socialismo democrático.