As boas tradições católicas de Democracia popular no Brasil e na Europa

As idéias cristãs e naturais (racionais) sobre o poder estavam na República dos Guaranis (com apoio dos Jesuítas), no movimento dos Quilombolas, na atuação do padre Vieira e na prática cotidiana de milhões de brasileiros simples e trabalhadores.

Está também nos documentos dos membros do Clero na Inconfidência (especialmente na biblioteca eclética e ecumênica do cônego Luís Vieira da Silva).

A biblioteca do Cônego Luís Vieira tinha as obras principais da Patrística, tal como o livro “Direitos do cidadão” do abade Mably, João Jayme Burlamaqui (1694-1748, autor de boas obras como: “Princípios de direito natural” e “Elementos de direito natural”), o padre Morelly, o padre jesuíta Raynal, Montesquieu, a “Enciclopédia” e outras, deixando claro a síntese eclética deste grande sacerdote.

Os textos de autores como Burlamaqui foram traduzidos para Portugal já no século XVIII, por estarem em bom consenso com a linha eclética católica de Portugal e da Itália, e influenciaram o pensamento jurídico português e brasileiro, tal como influenciaram Rousseau.