Bom livro – “Nitroglicerina pura”, de Joel Silveira e Geneton Moraes

O livro de Joel Silveira e Geneton Moraes Neto, “Nitroglicerina pura” (Rio, Ed. Record, 1992), é excelente. Traz textos da Embaixada britânica no Brasil, e do Serviço Secreto Inglês (SIS, MI-6), sobre o alto escalão do Estado, no Brasil. 

Os textos foram colhidos no Arquivo Público, em Londres. O texto afiado de Joel Silveira é outro ponto alto do livro. 

Mostra o procedimento da Embaixada inglesa (destaque para a gestão do Embaixador Gurney, na década de 30) de colher dados e elaborar detalhados “Quem é quem” da vida pública no Brasil, com verbetes para cada homem público. Espionagem pessoal. 

O livro também tem dados da Biblioteca do Congresso, nos EUA, com verbetes feitos pela Embaixada dos EUA, descrevendo políticos brasileiros, apontando os “aliados” do imperialismo, e os nacionalistas, que recebem críticas, xingamentos e adjetivos torpes. 

Nestes verbetes, pelos elogios veementes, fica claro quem eram os políticos ligados ao MI 6 e aos interesses das multinacionais britânicas. Mostra os queridinhos da CIA.

Deixa claro, também, quem eram os políticos inimigos do imperialismo, os grandes nacionalistas, os getulistas, os trabalhistas, os socialistas democráticos, os comunistas etc

A pesquisa examina os anos 20,30 e 40, indo, às vezes, até os anos 60.

Fica provado, claramente, que o Serviço de Inteligência (Serviço Secreto, espionagem) Secreto (MI-6) ESPIONA a vida dos políticos e agentes públicos do primeiro escalão, inclusive com descrições de defeitos físicos, de fofocas, dados sobre a vida conjugal, se consumiam bebidas, corrupção, crescimento patrimonial pessoal etc.

Os relatórios deixam claras as ligações de Carlos Lacerda e de Jânio Quadros com o imperialismo.