Uma política econômica em adequação a Doutrina da Igreja

O que o Brasil precisa é uma política trabalhista, com base no primado do trabalho, da pessoa humana.

Uma política (ação estatal) com ênfase total na erradicação de males abomináveis como: a miséria, o analfabetismo, o controle das informações por oligopólios mafiosos, a falta de formação profissional dos trabalhadores, a falta de moradia popular etc.

Com um controle público da economia, como recomendaram vários Papas (vide Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Francisco I). Com políticas macroeconômicas que priorizem o consumo popular, o aumento da renda dos trabalhadores.

Imagino o Brasil com extensa e boa Banda Larga pública e gratuita, um google estatal, uma BBC estatal para o grosso da mídia, milhões de pequenas mídias familiares, espalhadas, sistema misto, economia mista.

Estatização dos bancos. 

O bom seria que em cada cidade do Brasil, com mais de vinte mil habitantes, tivesse escolas profissionalizantes, pequenas faculdades etc.

O Estado e o governo devem ser democráticos, populares, nacionais, populares, socializantes. Com um sistema econômico misto.

A parte privada formada por milhões de pequenas empresas familiares, empreendedores, artesãos, profissionais liberais, artistas, cientistas, escritores, pesquisadores etc.

O Estado só deveria permitir a existência do capital produtivo, vinculado à extensa legislação trabalhista, ambiental, planos de produção, políticas de distribuição de renda, redução maciça da jornada de trabalho, estabilidade no emprego, formas de cogestão etc.

O mercado interno de consumo popular deve ser o ponto central da economia e das políticas públicas. E nossa política externa deveria estar ligada aos países latino americanos, africanos, asiáticos, e mesmo europeus, pois os EUA não são um parceiro confiável (se um dia gente como Bernie Sanders tomar o poder, passaria a ser…).

Extenso Estado social, extenso Estado econômico, cooperativismo difundido com amplo apoio estatal, tributação redistributiva e voltada à extração do supérfluo e à planificação econômica pública, economia mista, distributismo, renda estatal para todos, reforma agrária etc. São algumas das coisas importantes para tudo andar bem.