Bom discurso de Evaristo de Moraes Filho, elogiando Alceu e o livro de Prado, “A ilusão americana”, tal como o socialismo cristão

No discurso de posse na ABL, Evaristo de Moraes Filho escreveu, elogiando o livro “A ilusão americana”, um livro católico de denúncia contra o imperialismo, lá por 1891.

Evaristo de Moraes Filho era filho de Evaristo de Moraes, que ajudou Getúlio a construir o Direito Trabalhista Brasileiro, junto com outros juristas católicos. Evaristo de Moraes Filho e Alceu tinham o mesmo projeto de um socialismo com liberdade, uma boa Democracia popular. Vejamos trecho do discurso de Evaristo de Moraes Filho, elogiando Alceu, a Igreja e o livro de Prado, “A ilusão americana”, uma denúncia precursora do imperialismo dos EUA:

“Da Ilusão americana, quase todos só se lembram da sua denúncia do imperialismo americano, pois este é um livro do qual muito se fala, mas que poucos o leram realmente. Dando seguimento à coerência do que seria esta Cadeira n. 40, escreve: ”O ódio não cria cousa alguma. Só o amor é criador.” Estamos a ouvir Alceu Amoroso Lima! E em outro passo, mais diretamente: ”Sem dúvida, a questão operária é de todos os países e o problema da riqueza e da pobreza é tão antigo co­mo o mundo. Todas as soluções desse problema são soluções muito relativas e sempre provisórias.” … “Na vida moderna o capital cresce por si mesmo, cada vez mais se avoluma, e é fora de dúvida que a fatalidade faz com que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres” …

A Igreja patrocina o socialismo cristão, e não o faz somente por palavras”,… “procurando estender a mão aos operários, que afinal são a força, são o número, são a justiça e serão o poder amanhã.”