A razão e a fé (e, na fé, a doutrina social da Igreja) visam a melhoria do que existe, especialmente visa aperfeiçoar a sociedade, as pessoas.
Leão XIII explicou, num paralelo entre o corpo e a sociedade, o significado de bem comum.
Leão XIII escreveu: “o segredo do problema” pode ser entendido assim, “quando um ser orgânico perece e se corrompe, é porque cessou a ação das causas que lhe haviam dado sua forma e constituição. Para restabelecê-lo são e vigoroso”, “deve-se submetê-lo de novo à ação vivificante das mesmas causas” que o formaram.
Há a mesma concepção nos textos de Pio X. O cristianismo visa aperfeiçoar a natureza, realizá-la.
Para Leão XIII, o “cristianismo” é “a garantia mais sólida” do “bem”, da “fraternidade”, pois é “a fonte inesgotável das virtudes privadas e públicas” (economia mista…), que asseguram o “bem estar” (o bem comum), “o descanso [a paz, no sentido amplo] e a salvação”.