Uma boa lição de Stédile, bem católica

Colhi o texto no site 247 – “Para o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) João Pedro Stedile, a tentativa de privatização das riquezas naturais do país, como a água, petróleo e minérios, “é um crime contra a pátria e contra o povo brasileiro”; “Esses bens deveriam ser explorados em proveito de todo povo. É isso que está na Constituição. Porém os capitalistas sabem que os bens da natureza não são fruto do trabalho e, portanto, quando são colocados no mercado, eles se transformam em mercadorias que dão um lucro maior do que qualquer fábrica ou comércio. Então, as grandes empresas pressionam para que o governo não explore estes bens por meio de estatais e, sim, pelo capital privado. Eles querem ficar com todo o lucro”, diz Stedile em entrevista ao site Brasil de Fato”. 

Água, petróleo, minérios, terras… bens que Deus fez para todos. Devem ter uso com amplo controle do Estado e muitas vezes com gestão direta do Estado. Economia mista, Estado social, Democracia popular. Boas fórmulas. 

O site Brasil de Fato é outro site que recomendo. Idem para o Blog do Miro, o Tijolaço, o 247, o blog de Auler e outras Fontes de boa água.