NAOMI KLEIN e seu elogio a economia mista, regulada pelo Estado, sob o controle do povo organizado

Naomi Klein é uma militante canadense, jornalista e escritora. Francisco I já a elogiou em textos e na prática. Ela escreveu, também, o livro “Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido”. Obra elogiada pelo jornal “New York Times”. Klein escreve uma coluna para os jornais “The Nation” e “The Guardian”. 

Naomi escreveu ótimas obras como “A doutrina do choque, a ascensão do capitalismo de desastre” (Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 2008, p. 30). Nestas obras, elogia a economia mista.

Naomi escreveu, na página 30 da obra “A doutrina do choque”: “É possível a existência de uma economia de mercado que não exija tamanha brutalidade…. Um mercado livre para produtos de consumo pode coexistir com um sistema público de saúde, com escolas públicas, e com um amplo segmento da economia controlada pelo Estado – como uma empresa petrolífera nacionalizada, por exemplo. É ainda factível exigir das corporações [privadas] que paguem salários decentes e respeitem os direitos dos trabalhadores de formar sindicatos, e dos Governos que cobrem seus impostos e redistribuam a riqueza a fim de reduzir as desigualdades que caracterizam o Estado corporativo [o Estado controlado pelas grandes corporações privadas. Os mercados não precisam ser fundamentalistas”. 

Depois, completa: “Keynes propôs exatamente esse tipo de economia mista e regulada, após a Grande Depressão, uma revolução nas políticas públicas que criou o New Deal e gerou transformações similares em todo o mundo. Foi exatamente contra esse sistema de conciliação, controle e equilíbrio que a contra-revolução de Friedman foi deslanchada, buscando desmantelá-lo em todos os países”.