As ideias cristãs são a parte mais importante da matriz (origem) das melhores ideias socialistas

Eduardo Frei Montalva, no livro “La política y el espiritu” (Santiago do Chile, Ed. Ercilla, 1940, p. 178, com prefácio da escritora cristã católica, Gabriela Mistral, ganhadora do Nobel), transcreve o seguinte trecho de Henri de Man sobre as fontes teóricas da democracia popular-social:

As concepções jurídicas que suscitaram estas lutas [pela “libertação das classes” oprimidas] tiveram uma origem muito mais remota que os textos constitucionais de 1776 e 1789. Têm sua origem, como toda a democracia, no republicanismo ou corporação da Idade Média, nos princípios igualitários do cristianismo. Quando Bernard Shaw define o sentimento democrático como o respeito absoluto do homem a seus semelhantes, expressa a mesma ideia cristã da semelhança entre Deus e o homem e da imortalidade da alma, o que indica que o todo ser humano deve estimar-se a si mesmo, governar-se e assumir a responsabilidade dos atos que realiza, criar seu próprio destino. Somente em uma sociedade cujas instituições e costumes são fundadas em séculos de sentimento cristão, pode o mais humilde dos cidadãos ter um conceito da dignidade humana, segundo o qual todos os seres humanos devem fruir dos mesmos direitos dentro da coletividade humana”.

Eduardo Frei foi o principal líder do Partido Democrático Cristão do Chile, que teve o mérito de chilenizar (estatizar) o cobre, as minas e a exploração do cobre, no Chile. Allende deu continuidade a esta chilenização. 

Henri de Man (1885-1953) foi o principal dirigente do Partido Socialista Belga. Escreveu obras como “Além do marxismo” (1922), “A idéia socialista” (1933) e “Plano de trabalho” (1934). Man esposava as idéias acima expostas.

Tal como Man, Bernard Shaw e H.G.Wells, estrelas do movimento Fabiano, do Partido Trabalhista inglês, defendiam a criação gradual de um Estado popular-social de direito, democrático, pautado por idéias de um socialismo religioso. Shaw e Wells eram teístas, tendo uma concepção teológica de um Deus mergulhado na luta social, ao lado dos oprimidos.

A peça “Joana d´Arc”, de Shaw, traz estas idéias e é uma das melhores biografias de “Joaninha”, a santa anti-imperialista, que derrotou o imperialismo inglês e o feudalismo, em seu tempo. Ele enfoca o papel anti-imperialista e antifeudal de Joana.

Como está claro em “Gênesis”, todos fomos destinados ao controle (senhorio, poder, administração, governo, pastoreio, cultivo) da criação, para dar continuidade ao processo criador, em direção ao salto-gradual-limite, do processo sem fim da parusia. A criação inclui a sociedade e o Estado, o poder público, pois são criações naturais humanas, frutos da natureza consciente das pessoas.