O nacionalismo de Gamal Abdel Nasser. Economia mista

Tenho enorme apreço por Gamal Abdel Nasser. Claro que acho que ele deveria ter feito uma aliança com os trabalhistas de Israel, para assegurar a criação pacífica do Estado da Palestina, em vez de adotar guerras. Mas, o que me faz apreciar Nasser está no seu livro, “A Revolução no mundo árabe” (São Paulo, Ed. Edarli, 1963), que une os livros “A filosofia da revolução” e “O povo no poder”. 

Na página 191, Nasser destaca que o Estado do Egito e da Síria, a RAU, deveria ter os grandes meios de produção, mas não a estatização geral da economia, e sim apenas dos grandes meios de produção. A mesma fórmula de Pio XI, na “Quadragesimo anno”, de 1931. 

Nasser queria desenvolver “um setor público” que orientasse “o progresso em todos os domínios”, tal como um “Plano do desenvolvimento”. O “setor privado” deveria existir “sem exploração”, participando “do desenvolvimento, dentro do plano geral”. O Estado deveria ter “as estradas de ferro, estradas de rodagem, portos, aeroportos, energia elétrica, represas, transportes por mar, terra e ar” (os grandes meios de transporte), “e outras obras públicas”, tal como “os bancos”, minas, o controle do “comércio externo” etc. A mesma fórmula de Getúlio, de Perón, de Cárdenas, Nehru, Sukarno, dos sandinistas e outros. A mesma fórmula apoiada pelo Padre Cícero, que elogiava, no final da vida, os sandinistas.

Na agricultura, Nasser distinguia “a propriedade exploradora” (latifundiária) e a “não exploradora” (camponesa). Queria uma “Reforma agrária”, limitando a propriedade particular a “cem feddans”. Queria que o Estado criasse “taxas progressivas de prédios urbanos” (IPTU progressivo) e controle dos aluguéis, com uma política habitacional que assegurasse a todos moradia. 

Estas ideias são sempre atuais. No fundo, é o mesmo modelo bíblico, do Evangelho e de Moisés, do trabalhismo, de Platão nas “Leis”, de Aristóteles, dos estoicos, dos budistas, dos confucianos, do melhor do hinduísmo, do catolicismo, do luteranismo, do melhor do anglicanismo etc. São ideias bem próximas do “New Deal”, de Roosevelt, do socialismo democrático, da democracia popular, do nacionalismo etc.