O bispo Fernando Lugo e o padre Aristide, elos da Teologia da libertação, em prol da Democracia popular

O padre Jean Bertrand Aristide, no Haiti (nascido em 1953), dirigiu aquele país nos anos de 1991, de 1994 a 1996 e, depois, entre 2001 a 2004. Uns sete anos. As forças ligadas ao Padre Aristide faziam frente às forças dos tontons macoutes, de François Duvalier, o Papa Doc. O padre Aristide foi derrubado, num golpe dirigido pela CIA, e se refugiou na África do Sul, de Mandela. 

O bispo Fernando Lugo (nascido em 1951), hoje Senador, foi presidente do Paraguai, entre 2008 e 2012. Foi derrubado, por golpe dirigido pela CIA, e por um câncer, a meu ver, dirigido por substâncias cancerígenas postas nalguma comida ou bebida… O fato de Lugo ter tido alguns filhos não tem relevância, foi falha pessoal, mas o ponto grande é a sua dedicação ao povo do Paraguai, para que haja justiça social, bem comum. Bispos como Lugo mostram a farsa de presidentes paus mandados da CIA, como Alfredo Stroessner (ditador de 1954 a 1989) e outras pragas neoliberais. 

Na mesma linha da teologia da libertação, há a CNBB no Brasil; a liderança do bispo Dom Samuel Ruiz, de Chiapas, no México, entre os zapatistas; há os sandinistas na Nicarágua; a liderança católica em El Salvador (com o mártir Dom Oscar Romero, mais o padre Ellacúria) e outros. No fundo, é o grande rio de Dom Hélder Câmara, o rio da teologia moral, da ética social. 

Os golpes no Haiti e no Paraguai prepararam o golpe na Argentina e no Brasil…