Sobre a ideia de internação compulsória de pessoas, escreveu, corretamente, o quase centenário Hélio Fernandes – “A palavra que faltava para esclarecimento geral: “Eu seria a ultima pessoa do mundo a pedir ou apoiar, a internação COMPULSORIA dos dependentes”. Foi Drauzio Varella que fez essa afirmação. Grande médico, especialista e estudioso da questão, ficou estarrecido quando deturpando a realidade, publicavam que ele era a favor da violência para “solucionar” a questão da Cracolandia. Mas o problema não é insolúvel.
A construção de um Centro de Recuperação humano, confortável, com direção psicológica competente, médicos, enfermeiros, gente responsável e habilitada, transformaria a questão numa realidade que surpreenderia apenas os retrógados e interessados. Pelo menos DOIS TERÇOS dos que habitam destruidoramente a Cracolandia, iriam voluntaria e satisfatoriamente para esse Centro. Os que vão lucrar com a construção de enormes edifícios, financiariam esses Centros”.
Conclusão – as pessoas não são animais. Devem ser tratadas com DIGNIDADE. Só fascistas e neoliberais querem internar pessoas usando a violência. O correto é DIÁLOGO. É a oferta de tratamento humano, de condições boas para recuperação.
Doria apenas mostra o lado diabólico do neoliberalismo. Quer destruir o resto da dignidade das pessoas pobres e doentes.