A hipocrisia dos neoliberais

Os trabalhistas querem a expansão do Estado para termos aumento do patrimônio nacional, uma economia  voltada a atender às necessidades do povo, para ordenar, programar, planificar a economia, para erradicar a miséria e as grandes fortunas privadas. Os neoliberais são contra. No entanto, para enganarem o povo, nas campanhas políticas, lutam para que o Estado pague despesas para o carnaval, futebol, esportes, pague bilhões para os chefões das Forças Armadas terem seus brinquedinhos eletrônicos, bilhões para expandir a polícia etc. Então, mesmo neoliberais querem a presença do Estado e especialmente querem que o Estado pague juros, no mecanismo obsceno da dívida pública.

O Estado gasta uns 30 bilhões para o Bolsa Família para ajudar mais de 50 milhões de pessoas pobres e gasta 500 bilhões para os juros da dívida pública, para ampliar o patrimônio privado dos rentistas, dos ultra ricos. Estas despesas do Estado com os ricos é precisam acabar e já e já. 

Economia boa é uma boa economia mista, com florescimento da prosperidade das famílias, de todas as famílias, e não apenas dos nababos. 

Claro que o Estado deve ter uma política esportiva, apoiar a prática de esportes pelo povo, tal como deve apoiar empreendimentos sadios de turismo, para expandir o turismo. Mas, o ponto central é que o Estado deve ter estatais e altos tributos para os ricos, tirar o supérfluo dos ricos, o luxo, os desperdícios malucos dos ricos. E reverter as somas para ajudar a promoção das pessoas pobres.