Colhi este texto do site do Hora do povo, “entrevista com Fernando Siqueira, vice-presidente licenciado da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet). Siqueira fala da importância de Getúlio para a política energética brasileira, e, particularmente, para a descoberta do petróleo brasileiro e para a criação da Petrobras. Confira:
Hora do Povo: Fernando, fale um pouco aos nossos leitores sobre a importância de Getúlio Vargas para o Brasil 60 anos após sua morte.
Siqueira: Getulio Vargas foi o nosso maior presidente. Já em 1908 foi orador da turma de formandos em direito. Em seu discurso pregou a nacionalização da siderurgia, da energia e das fabricas de cimento. Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar uma Revolução. Entre 1937 e 1945 instalou a fase do chamado Estado Novo, mas seu Governo foi marcado pelo nacionalismo.
HP: Quais foram suas principais realizações?
FS: Criou a Justiça do Trabalho em 1939 e instituiu o voto feminino; Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), semana de trabalho de 48 horas, Carteira Profissional e férias remuneradas.
Vargas negociou com os EUA o apoio aos aliados na 2a guerra mundial em troca de recursos para fazer fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o CNP”.