Getúlio adotou o projeto da substituição das importações por produtos nacionais

Como resumiu Alzira Vargas, filha de Getúlio, no livro sobre seu pai, “Getúlio Vargas trazia na cabeça a ideia fixa de dotar o Brasil de sua indústrias básicas”, parar de “exportar matérias primas” e de importar produtos industriais. Por isso, Getúlio impulsionou a siderurgia, a produção de petróleo, as usinas elétricas baseadas nas quedas de água e outros projetos. Um destes projetos foi a FNM, Fábrica Nacional de Motores, para gerar tratores, caminhões etc. Uma estatal para isso. 

Estas ideias de protecionismo e industrialização tinham como expoentes getulistas como Azevedo Amaral, Roberto Simonsen (discípulo de Manoilesco), Alceu (vide “Política”) e outros autores, próximos a Getúlio, especialmente Maciel Filho, Romulo de Almeida e Jesus Soares. 

A usina de Volta Redonda foi planejada pois ficava “a meio caminho entre o ferro (MG) e o carvão (RS ou SC), e entre os dois grandes centros consumidores, Rio e São Paulo, e ainda, se possível, perto do mar, para facilitar o transporte”. Foi escolhido Volta Redonda, “pacato e pastoril distrito de Barra Mansa”. 

Os planos de Getúlio iniciaram em 1939, quando o então Governador do RJ, Ernani do Amaral Peixoto, esposo de Alzira, comprou, com recursos do Estado do RJ, o terreno e doou ao Governo Federal, para a instalação da grande siderurgia.

A amizade entre Getúlio e Franklin Delano foi essencial para isso. Roosevelt falava o espanhol e esteve em 1936, no Brasil, ficando amigo de Getúlio. Todo o patrulhamento do Atlântico Sul ficou centrado na Base de Natal, RN. Os aviões faziam o trajeto Natal-Dakar, para a defesa do Atlântico, contra o poderio nazista.

A CLT é de 01.05.1943 (Decreto-lei n. 5.452), criação de Getúlio Vargas.

Em 1942, foi lançado o Programa oficial de colonização da região Centro Oeste, na solenidade de inauguração de Goiania. A Fundação Brasil Central foi a base para a transferência da Capital e para a construção de Brasília. A fundação foi chefiada por João Alberto e teve a participação inclusive de prestistas como Silo Meireles (1900-1957) e outros. 

Getúlio criou o Ministério do Trabalho, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério da Aeronáutica, o DASP, a Petrobrás, praticamente criou a Previdência Social etc. E boa parte das estatais importantes e essenciais à independência econômica do povo brasileiro.