Getúlio Vargas seguia os passos de Franklin Delano Roosevelt

Roosevelt, com o New Deal, criou boa parte da legislação trabalhista nos EUA. Criou o Conselho Nacional de Relações do Trabalho. Criou a Lei de Segurança social, a base da Previdência social nos EUA. Também deu início à planificação regional, com a TVA.

Getúlio Vargas recebeu Franklin Delano no Brasil, em 1936 e, depois, em 1943. Roosevelt disse a Getúlio e a imprensa que “duas pessoas”, ele e Getúlio, tinham criado o New Deal. Getúlio chegou ao poder em 1930. Roosevelt em 1933, pois foi eleito em 1932. Em vários pontos, Getúlio precede Roosevelt.

Até os filósofos sociais do getulismo, homens como Azevedo Amaral e Oliveira Vianna, ensinavam que o modelo para o Brasil era os EUA de Franklin Delano Roosevelt. O mesmo pensava Alceu Amoroso Lima.

O outro modelo para o getulismo era o trabalhismo inglês. O Brasil precedeu a Argentina na criação de leis sociais. Peron foi aluno de Getúlio Vargas. Getúlio é o principal expoente do nacionalismo trabalhista, a base de João Goulart, de Brizola, da parte melhor do PT, do PDT etc.