A religiosidade dos líderes trabalhistas ingleses, como o casal Webb

Sidney Webb (1859-1947) foi um socialista inspirado nas idéias de John Stuart Mill. Mill era socialista democrático, em prol da economia mista, feminista etc, tendo também boa religiosidade. Durante anos, Sidney Webb foi professor na Escola de Economia, de Londres. Beatrice Webb foi sua esposa e foi também co-autora de vários livros com Sidney. Eles tinham bons sentimentos de religiosidade e, no final das contas, queriam uma Democracia popular, o ideal dos trabalhistas no mundo todo.

Bertrand Russell, em sua “Autobiografia” (Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1967, vol. I, pp. 94 e 96), descreve a religiosidade de Beatrice:

“Mrs, Webb tinha um âmbito mais amplo de interesses que o marido. Interessava-se bastante pelas criaturas humanas, tomadas individualmente, e não apenas quando estas podem ser úteis. Era profundamente religiosa, sem que pertencesse a qualquer ramo reconhecido da ortodoxia, embora como socialista, ela preferisse a Igreja da Inglaterra, por se tratar de uma instituição estatal. (…)

Durante vários anos, Mrs. Webb era adepta do jejum, devido, por uma parte, a motivos higiênicos e, por outra, a razões religiosas. Não tomava breakfast e, ao jantar, comia pouquíssimo. Sua única refeição sólida era o almoço. Ela quase sempre tinha várias pessoas ilustres para almoçar, mas sentia-se tão faminta, no momento em que o mesmo era anunciado, que passava à frente de todos os seus convidados e punha-se a comer. Não obstante, acreditava que a fome a tornava mais espiritual, sendo que, certa vez, me disse que ela lhe proporcionava delicadas visões”.