O padre John LaFarge e a luta da Igreja contra o racismo, em prol da igualdade

O padre John LaFarge nasceu em 1880, nos EUA. Nasceu no estado mais católico dos EUA, o pequeno estado de Rhode Island, onde quase 70% do povo é católico. A mãe de LaFarge descendia de Benjamin Franklin. LaFarge formou-se em Harvard, em 1901. Foi ordenado em 1905. Passou 15 anos em Maryland, atuando em congregações afro-americanas. Era jesuíta. Em 1934, fundou o Conselho Católico Inter-racial. Em 1937, escreveu o livro “Interracial Justice”, atacando o racismo. 

Em 1938, quando LaFarge visitava Roma, foi chamado pelo Papa Pio XI, para elaborou a minuta (o texto inicial, guia) de uma encíclica sobre racismo, onde a Igreja condenaria o racismo. O nome da Encíclica seria a unidade do gênero humano.

Em 1937, na Encíclica de Pio XI, contra o nazismo, “Mit brennender sorge” (em março de 1937), o Papa já condenara o racismo. A minuta foi feita e só não foi publicada, possivelmente, porque Pio XI foi assassinado ou morreu, de velhice com 82 anos. O mesmo Pio XI disse a frase famosa que os cristãos são semitas espirituais, ou seja, de espírito, os católicos são semitas, seguem a Tradição semita, que gerou o judaísmo e está no cerne do catolicismo.