Crescimento do número de católicos no mundo todo. Otimo

O número de católicos no mundo cresceu, segundo dados da Agência Fides, que há 90 anos divulga as missões da Igreja pelo mundo. O número de pessoas que professam a fé católica representa pouco mais de um sexto de toda a população global. Em todos os continentes foram registrados um aumento no número de fiéis, menos na Europa, que apresentou uma ligeira queda. O mesmo movimento foi observado em relação aos padres e bispos pelo mundo. Já os religiosos, apresentaram queda pelo segundo ano consecutivo.

O levantamento mostra que o número de católicos é equivalente a 1,27 bilhão de pessoas, com um aumento 18,3 milhões, em relação ao ano anterior. O aumento é constatado em todos os continentes, com exceção da Europa, e é maior, na África, com 8,5 milhões, e na América, com 6,6 milhões, seguidas pela Ásia, 3,0 milhões, e na Oceania, 208 mil. A Europa registrou queda de 57 mil fiéis.

A pesquisa apresentou ainda um crescimento de 64 novos bispos. O número de sacerdotes também registrou aumento, com um saldo de 444 padres, em relação ao ano precedente, e já somam 415 mil. Nesse cenário, a diminuição mais consistente se registra novamente na Europa com diminuição de 2,5 mil e, de modo menor, na América, com menos 123, e na Oceania, com menos 86 padres. Já a África e a Ásia registraram um aumento de aproximadamente 1 mil e 2 mil, respectivamente.

Os sacerdotes diocesanos somam 281 mil, com aumentos na África, na América e na Ásia, com redução na Europa e na Oceania, onde o número de padres religiosos foi reduzido em 321, representando um terço dessa parcela.

: : Igreja foca no trabalho de formação dos padres pelo mundo

Os religiosos não sacerdotes somam mais de 54 mil, com diminuição de 654 membros. Os dados também mostram a tendência à redução global das religiosas, este ano ainda maior do que no ano passado, com queda de 10 mil. Ao todo, o número de religiosas e religiosos pelo mundo somam quase 683 mil.

No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo 73 mil escolas maternais, frequentadas por 7 milhões crianças; 96 mil escolas de ensino fundamental com 33 milhões de alunos; 46 mil institutos de educação secundária, com 19 milhões estudantes. Acompanha ainda 2,4 milhões de alunos de escolas superiores e 2,7 milhões estudantes universitários.

Os institutos de beneficência administrados pela Igreja no mundo incluem: 5 mil hospitais, 15 mil casas para idosos, 9 mil orfanatos, 14 mil consultórios matrimoniais, 3 mil centros de educação ou reeducação social e outras 65 mil entidades.

Anualmente, a Agência Fides apresenta algumas estatísticas com o fim de oferecer um quadro panorâmico da Igreja no mundo. Os dados foram extraídos do último Anuário Estatístico da Igreja e se referem a membros da Igreja, estruturas pastorais, atividades nos campos médico, assistencial e educativo.