Algumas verdades católicas, esposadas por Condorcet

Em 1781, Condorcet escreveu “Reflexões sobre a escravidão dos negros”, atacando a escravidão, na mesma linha de Bento XIV, em 1751, tal como dos documentos dos jesuítas contra a escravidão.

Condorcet, no livro “Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano” (1794), ensinou que o processo histórico é movido pela luz da razão, pelos ditames da razão, da verdade. Ele dividiu a história em dez épocas e soube ver na Idade Média a origem (na verdade, a retomada) do governo representativo.

Nestes pontos, como em outros pontos, Condorcet retomou as idéias antigas da Igreja e coincide perfeitamente com o catolicismo. Tal como Chateaubriand, Condorcet ensina que o governo representativo desenvolveu-se na Idade Média, com o movimento das comunas, a partir do século XI.

A Igreja destaca, no processo histórico, o papel da razão natural das pessoas e também a ação do “Noous”, uma Inteligência Suprema (o Espírito Santo) que coordena e movimenta tudo, por mediações, agindo com a colaboração humana.