O núcleo da concepção de poder da doutrina social Católica

Frei Clodovis Boff, no livro“Fé cristã e democracia”, expôs, sucintamente, o núcleo da concepção cristã do poder: o poder deve ser um “serviço”, como ensinou textualmente o próprio Cristo (mais adiante há um post específico sobre este ponto). Assim, Boff concluiu que, no ditado popular “vox populi, vox Dei”, há “uma verdade democrática, que a teologia deveria ser capaz de resgatar”. A expressão “ideal escatológico” significa a meta ideal que devemos realizar aqui na terra, para unir o Céu e a terra, num “novo mundo”, ou seja, parte essencial do ideal ético e humanista do cristianismo.

A Bíblia, no “Apocalipse” (cap. 22), ensina textualmente: “eles reinarão para todo o sempre”, iguais a anjos e filhos de Deus. A meta humana é ser como os anjos, mas com corpos e num universo renovado, humanizado. Em outros termos, seremos seres humanos com corpos novos, com luz, espiritualizados, mais rápidos, não passíveis de morte, de sofrimento e imortais. Há um bom texto de Trotski, sobre o “homem novo”, que segue passo a passo os textos de Santo Tomás de Aquino sobre o corpo glorioso, renovado.

A meta (finalidade) humana é a divinização (por adoção), tornando cada pessoa um filho de Deus, com participação no Poder divino. A imagem de Deus em nós deve ser ampliada e destacada, num processo eterno, dado que a bondade e o poder de Deus estão sempre além de tudo o que possamos imaginar (cf. Rm 8,29; II Ped 1,4; Col 2,10; e II Cor 3,18). O Amor transformador de Deus, o Espírito Santo, opera sempre e nunca se pode exaurir esta Fonte de santidade, de alegria, de vida.