O cristianismo influenciou a China desde o início, pela Rota da seda, e por meio de Genghis Khan

A China esteve sob o governo de Gengis-Khan, Temujin (1162-1227), um mongol com ligações com a Pérsia e com o ocidente. Temujin era da Mongólia, da Tartária. O poder de Temujin tinha como uma das bases a aliança com o príncipe dos Keraítas, convertidos ao cristianismo. Os Keraístas eram uma tribo grande da Mongólia, convertida ao cristianismo em 1008, adotando o nestorianismo. O pai adotivo de Genghis era Toghrul, o “jan” (governante principal) dos Keraítas. Em 1183, Toghrul recebeu o título de “wang Jan”, o pai do imperador, pai de Temujin. A lenda do Prestes João não tem base apenas na Etiópia, e sim, também, nos Keraítas, que eram uma nação cristã no meio do império mongol. Em 1224, Pequim foi conquistada por Gengis-Khan, sendo novamente banhada por idéias cristãs e semitas.

O império mongol de Genghis-Khan, de 35 milhões de quilômetros quadrados (o Brasil tem 8,5 milhões de km, quatro Brasis) e mais de cem milhões de pessoas, ia da Pérsia à China, passando por parte da Sibéria, abarcando a Coréia, a área atual de Moscou etc. No século XII, a Mongólia adotou inclusive um alfabeto, ligado ao alfabeto fenício-semita. O filho de Genghis, Ogedei, anexou ainda a Síria e a Hungria, países banhados pela cultura bíblica e cristã. Na Índia, a base do brahmi, língua que precede o sânscrito, tem origem na língua aramaica, a língua falada por Cristo, a língua semita, irmã do hebraico. 

Gengis Khan é ainda praticamente cultuado na atual Mongólia. Na época, vários países europeus tiveram contatos com o governo de Temujin e de seus descendentes. Um destes países foi a República de Veneza, que enviou Marco Pólo (1254-1324), autor do livro “O milhão” ou “Viagens de Marco Polo”, descrevendo a China sob o governo do neto de Genghis, Kublai Khan (1215-1294). Kublai era o Imperador da China, criador da dinastia Yan. Lembro que a China tem uma área bastante despovoada, o norte, a Manchúria, área próxima da Mongólia. Manchúria e Mongólia estão em parte dentro do deserto de Gobi, sendo bastante despovoadas. 

Kublai Khan era culto, adotando as idéias de Confúcio, mas também idéias da Pérsia, da Turquia e outros países cristãos que sempre estiveram em contato com os mongóis. Kublai importou funcionários turcos e persas, para ocuparam cargos públicos na estrutura estatal chinesa e estes, com certeza, levaram consigo várias idéias cristãs, hebraicas, bíblicas, parsis, muçulmanas e outras. Marco Polo permaneceu dezessete anos com Kublai Khan, em contato direto com o Imperador da China. A dinastia Yan durou até 1368, sendo substituída pela dinastia Ming. Os Ming duraram até 1662, sendo substituídos pela dinastia Manchu. Os Manchus duraram até a implantação da República, na China, em 1911, por Sun Yat-Sen.

Sun Yat-Sen tinha formação cristã, era cristão, e foi o principal líder da instauração da República chinesa. Sun Yat-Sem escreveu um livro defendendo uma democracia popular.