George D. H. Cole (1889-1959) foi um dos maiores socialistas ingleses. Vejamos alguns dados importantes, colhidos no Wikipédia – “Cole se interessou pelo Socialismo Fabiano enquanto estudava no Balliol College em Oxford, posteriormente ingressou na direção da Sociedade Fabiana sob o patrocínio do Sidney Webb. Cole tornou-se o principal defensor das idéias da Aliança Socialista, uma alternativa socialista libertária ao socialismo marxista. Essas idéias ele publicou no The New Age, antes e durante a Primeira Guerra Mundial, e também nas páginas do New Statesman, o semanário fundado pelo casal Webb e por George Bernard Shaw.
Nem marxista nem social-democrata, Cole imaginou um socialismo de associação descentralizada e com uma democracia ativa, participativa, cujas unidades básicas seriam instaladas no local de trabalho e na comunidade, e não em qualquer aparelho central do Estado.
Cole exerceu uma poderosa influência sobre a vida do jovem Harold Wilson, a quem ele ensinou, trabalhou com e convenceu a se juntar ao Partido Trabalhista”.
Cole foi também um grande teórico cooperativista. Escreveu mesmo uma História do movimento socialista e outra do cooperativismo. Sua obra “O movimento cooperativista britânico para uma socialista socialista” é importante. Também escreveu “O século do cooperativismo”.
Cole, Harold Laski, o casal Web, Leon Duguit e outros grandes autores expuseram ideias que são praticamente iguais as ideias da doutrina social da Igreja. Queriam um Estado social, cooperativista, com democracia popular, economia mista etc.